Como Grampear um Celular


Fonte : http://vitoriabernardi.wordpress.com/2008/12/02/como-grapear-um-celular-hacker/

Com apenas um celular nas mãos, o presidente da Companhia SecurStar, Wilfried Hafner, foi capaz de grampear conversas telefônicas, acessar dados de outros aparelhos e usar os celulares grampeados como microfones para escutas ambientais.

A demonstração foi feita a um público de agentes de inteligência de diversos órgãos como a Polícia Federal (PF), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o Tribunal de Contas da União e a Corregedoria Geral da União, reunidos em seminário promovido nesta semana pela Comunidade de Inteligência Policial e Análise Evidencial (CIPAE).

Usando um vírus enviado por meio de SMS (mensagem de texto), Hafner pode grampear qualquer telefone celular – basta possuir o número do aparelho. O programa espião chamado RexSpy foi desenvolvido por sua empresa para mostrar a vulnerabilidade do sistema de telefonia celular. De acordo com ele, versões similares do vírus circulam pela internet em comunidades de hackers, principalmente na China e Coréia do Sul.

Sua empresa, que trabalha no ramo de segurança de dados e produz software para criptografar ligações tornando-as seguras, identificou ataques de vírus similares ao RexSpy no Brasil. A primeira incidência se deu em agosto.

Ao receber o vírus, o telefone infectado sequer alerta para a chegada da mensagem. A partir de então, o “espião” passa a ter acesso a todos os dados do aparelho, como a agenda telefônica, mensagens de texto, fotos e vídeos. Além disso, o telefone que enviou o vírus recebe uma mensagem cada vez que o aparelho grampeado é usado, permitindo ouvir ou gravar as conversas realizadas.

Também sem deixar pistas, é possível que o “espião” use o celular infectado como microfone, ouvindo conversas de reuniões privadas, bastando que o aparelho infectado esteja no recinto. Todas as modalidades de grampo foram apresentadas durante o evento.

“Temos identificado o uso de vírus semelhantes ao RexSpy para espionagem industrial. A primeira vez que descobrimos uma tentativa de invasão foi em abril, na França. No Brasil, percebemos a tentativa em agosto”, disse.

Questionado se este instrumento poderia estar sendo usado para grampear políticos no País, Hafner respondeu que

“basta possuir o número do telefone”

Ele mostrou ainda a possibilidade de se adquirir pela internet um programa chamado FlexiSpy, que também permite o grampo de celulares, mas, diferente dos vírus similares ao RexSpy, é preciso instalá-lo diretamente no celular, o que dificulta seu uso. O produto pode ser adquirido por cerca de R$ 250 e, na maioria das vezes, tem sido usado, segundo a empresa, por mulheres que querem monitorar seus maridos.

Apesar do empecilho de instalação do FlexiSpy diretamente no celular a ser atacado, Hafner disse que vídeos e “ringtones” (sons para celular, como campainhas personalizadas) podem estar infectados e o usuário, sem perceber, acaba por instalar o programa.

Hafner disse que o vírus desenvolvido pela empresa, RexSpy, serve somente para demonstração e que, apesar da companhia já ter recebido inúmeras ofertas, ele jamais foi comercializado.

“É para uso interno, para demonstrarmos as falhas de segurança. O problema é que hackers já possuem tecnologia similar”, pontuou.

Aldo Silva :

Umas das técnicas é um software instalado no celular que cria uma conferência de chamada a três ou mais pessoas de forma oculta que libera a interceptação no ato da ligação, quando estiver em uso. Depende também do chip a ser monitorado deve estar habilitado com esta funcionalidade na operadora de telefonia celular. Tem operadoras que vendem o chip com essa função , mesmo no pré-pago.

Uma escuta ambiental também pode ser feita , é criada um autorização para o número que esta monitorando que vai ligar e o celular a ser monitorado atende a ligação automaticamente sem mostrar no visor, e sem tocar.

Como-grampear-um-celular-parte 2

Como grampear um Celular parte 3

About these ads

12 thoughts on “Como Grampear um Celular

  1. Pingback: Como Grampear uma Sala de Reunião | Gestão em Segurança da Informação

      • Ediline , estou informando umas das técnicas aplicada em grampo , o objetivo do blog não é venda, uma pequena pesquisa no google você pode encontrar o que você quer.

  2. Pingback: Como Grampear um Celular II | Gestão em Segurança da Informação

    • Estou informando as técnicas aplicada em grampo , o objetivo do blog não é venda, uma pequena pesquisa no google você pode encontrar o que você quer. no inicio do post coloquei alguns links que vende esses aparelhos

  3. Pingback: Grampear um Celular « Gestão em TI

  4. Eu gostaria de aquirir a técnica para grampear telefones, sobretudo celulares. Gostaria de saber tambem se há algum aparelho especifico que posso está adquirindo para essa finalidade?

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s